sábado, 2 de abril de 2011

A ARVEOLA E O CARAMELO

Estava uma "arvela" a saltitar loucamente numa poça que o frio da noite transformou em gelo, conhecido nestas bandas por "caramelo". Tanto saltitou, que escorregou e partiu uma das suas delicadinhas pernitas. Lamentou-se chorando pelo seu desatino e pela fraqueza do seu corpito:


-Ai valente és tu caramelo, que a minha perninha partiste!
- Mais valente é o sol que me derrega!- respondeu o caramelo.
- Ai valente és tu sol, que derregas o caramelo, que a minha perninha partiu!
- Mais valente é a nuvem que me tapa!
- Ai valente é tu nuvem, que tapas o sol, que derrete o caramelo, que a minha perninha partiu!
- Mais valente é o vento que me leva!
-Ai valente és vento que levas a nuvem, que tapa o sol, que derrete o caramelo, que a minha perninha partiu!
- Mais valente é a parede que me "empara"!
- Ai valente és tu parede, que "emparas" o vento, que leva a nuvem, que tapa o sol, que derrete o caramelo, que a minha perninha partiu!
- Mais valente é o rato que me fura!
- Ai valente és tu rato que furas a parede que "empara" o vento, que leva a  nuvem, que tapa o sol, que derrete o caramelo, que a minha perninha partiu!
- Mais valente é o gato que me come!
- Ai valente és tu gato, que comes o rato, que fura a parede que "empara" o vento, que leva a nuvem, que tapa o sol, que derrete o caramelo, que a minha perninha partiu!
- Mais valente é o cão que me mata!
- Ai valente és tu cão que matas o gato, que come o rato que fura a parede que "empara" o vento, que leva a nuvem, que tapa o sol, que derrete o caramelo, que a minha perninha partiu!
- Mais valente é o pau que me bate!
- Ai valente és tu pau, que bates no cão, que mata o gato, que come o rato que furas a parede que "empara" o vento, que leva a nuvem, que tapa o sol, que derrete o caramelo, que a minha perninha partiu
- Mais valente é o lume que me queima!
- Ai valente és tu lume que queimas o pau, que bate no cão, que mata o gato, que come o rato que fura a parede que "empara" o vento, que leva a nuvem, que tapa o sol, que derrete o caramelo, que a minha perninha partiu!
- Mais valente é a água que me apaga!
- Ai valente és tu água, que apagas o lume que queimas o pau, que bate no cão, que mata o gato, que come o rato que fura a parede que "empara" o vento, que leva a nuvem, que tapa o sol, que derrete o caramelo, que a minha perninha partiu!
- Mais valente é o boi que me bebe!
- Ai valente és tu boi que bebes a água, que apaga o lume, que queima o pau, que bate no cão, que mata o gato, que come o rato que fura a parede que "empara" o vento, que leva a nuvem, que tapa o sol, que derrete o caramelo, que a minha perninha partiu!
- Mais valente é o homem que me mata!
- Ai valente és tu homem que matas o boi, que bebe a água, que apaga o lume, que queima o pau, que bate no cão, que mata o gato, que come o rato que fura a parede que "empara" o vento, que leva a nuvem, que tapa o sol, que derrete o caramelo, que a minha perninha partiu!
-Mais valente é Deus, que nos criou!
- Ai valente és tu Deus....
- Arvelinha, arvelinha...se tivesses juizo, não partias a perninha!




Sem comentários:

Enviar um comentário