Contos, Histórias e Passarolas

Fábula do Rato e do Gato

Andava um ratito entretido, a correr na borda d'uma selha de vinho. Escondido no canto da adega um gato velho e gordo, à espreita da desgraça alheia, aguardava pacientemente. Vai daí o desgraçado do rato escorrega e cai dentro da selha do vinho! O gato que viu chegada a hora da colheita, aproximou-se da selha pronto a resgatar para a sua barriga o pobre ratito, que nada alegremente no vinho tinto:
-Olá, olá...que rico petisco...
-Ó senhor gato por favor ajude-me, não me coma ainda... Primeiro enxugue-me, onde já se viu um gato da sua categoria andar a comer comida fria e molhada...
-Não que tu foges!...
-Não diga isso, ponha-me lá em cima daquela pedra até que eu aqueça e enxuge, e depois...sirva-se, prometo que não fujo!
-Bem, já que te comprometes a não fugir, anda cá...
E nisto tirou o rato da selha do vinho e estendeu-o numa pedra onde o sol batia. O rato assim que se apanha na pedra e com o gato descuidade, zuta...pernas para que vos quero, abala a fugir para o seu buraquinho. O gato assim que o vê a fugir e sem o puder alcançar, desesperado diz-lhe:
-Ah seu mariola que me enganas-te, como pudeste tu fazer isto, já não há palavra hoje em dia, não se pode confiar em ninguém!...
Enquanto gato se continuava a lamentar da sua ingenuidade, o ratito esperto, assoma a cabeça ao buraquinho e diz-lhe:
-Ao fim destes anos todos, ainda acreditas na palavra dos bêbados!?