Ao Lume de Lenha

Tudo lembra o seu tempo, agora que estamos na época das matanças trazemos aqui uma receita de uma iguaria que é muito apreciada e não pode faltar no dia da matança do porco:

MOLEJA

Quando se sangra o porco, há-de haver alguem a postos com uma panela onde previamente se mistura vinagre, sal e uns dentes de alho esmagados. O sangue é aproveitado até ao fim (é o melhor para os chouriços) começando a mexer-se assim que se mistura com o vinagre, sempre no mesmo sentido, sem parar durante uns longos 15 minutos e até que esteja frio, para não coalhar. Quando arrefece é coado e aguarda até que se frite a cachola do animal.
Quando a cachola estiver pronta, põe-se ao lume um tacho com água (um litro), e qundo estiver a ferver, junta-se-lhe parte da gordura da cachola, umas presinhas desta, fartura de cominhos e sal. De seguida juntamo-lhe o sangue, conforme a sua consistência, e conforme se gosta da moleja mais grossa ou mais rala, verifica-se o sal, o vinagre(que o sangue já tinha), os cominhos e deixamos ferver um pouco. Durante esse tempo os vários membros da familia, mais apreciadores deste petisco, vão provando várias vezes e dando o seu parecer.
Se gostar pode migar umas sopinhas numa tijela e regar com esta sopa, ou comer junto com a cachola frita. É nesta altura que também podem experimentar a sensação de ter bigode, normalmente as crianças e alguns adultos gostam de fazer um bigode...de Moleja.
Bom Apetite!