sábado, 19 de fevereiro de 2011

Comboios de Mel, na Suiça...


A ferrovia suiça enfrenta presentemente um problema que cá na nossa terrinha não existe. Apesar do acentuado relevo de quase todo o país (situado no coração dos Alpes), a Suiça tem um sistema ferroviário bastante completo, eficiente, popular e relativamente barato. Mas o crescente apelo a que as pessoas utilizem cada vez menos o automóvel particular e cada vez mais o comboio por lá tem mesmo tido eco. E o resultado é que, nos últimos anos, os valores relativos ao tráfego de passageiros ultrapassaram todas as expetativas mais otimistas. Este é o "problema" com que se defronta agora a ferrovia suiça: há passageiros a mais, o que está a criar alguns pontos de estrangulamento na rede ferroviária... (por cá, os utentes do comboio têm diminuído...).

Como na Suiça as previsões apontam para a continuação desta tendência de subida do volume do tráfego de passageiros, os suiços já começaram a tomar medidas para incrementar a oferta ferroviária (que já era muito boa). Em cima da mesa estão planos concretos e não apenas "visões estratégicas", tendo sido agora lançado o plano "Rail 2030", que vai começar a ser implementado já a partir de 2011, com um investimento de cerca de 5,4 mil milhões de francos suiços (o correspondente a cerca de 3,7 mil milhões de euros). Esse plano destina-se apenas e tão-só a complementar um outro plano, atualmente já em execução, de desenvolvimento da infra-estrutura ferroviária suiça. Já daqui a 4 meses (Junho de 2010) será introduzido um número significativo de comboios de dois pisos, para responder de imediato ao aumento da procura.

Previstas para os próximos anos estão também obras de fundo na rede já existente, o que será, contudo, feito sem qualquer interrupção na circulação ferroviária, ao contrário do que frequentemente sucede na nossa terrinha (onde várias linhas estão neste momento encerradas para obras e outras estão prestes a encerrar pelo mesmo motivo - como a de Évora e Beja).

A Suiça tem uma rede ferroviária de mais de 3 600 km. É pouco maior do que aquela que Portugal tinha antes da febre de encerramentos dos governos de Cavaco Silva (3 580 km). Atualmente, a nossa rede está reduzida a cerca de 2 700 km (e, ainda assim, com várias linhas temporariamente fechadas). Mesmo assim, nestas contas falta um dado importante: é que Portugal tem mais do dobro do tamanho da Suiça e um relevo muito menos acentuado... [e enquanto Portugal já tem mais quilómetros de auto-estrada do que de ferrovia - sem contar com as centenas de quilómetros de nova auto-estrada em construção -, os quilómetros de auto-estrada na Suiça não chegam nem a metade da rede ferroviária...]

Não nos desviemos, no entanto, do essencial deste artigo, que é o de salientar que os suiços têm neste momento um problema na ferrovia que nós por cá não temos. Andam muito de comboio. É o que dá serem ricos.
Fonte: anossaterrinha.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário