sábado, 26 de março de 2011

BELA INFANTA

'Stando a Bela Infanta
No seu jardim assentada
C'um pente de oiro fino
seus cabelos penteava
Deitou os olhos ao mar
Viu vir uma nobre armada
Capitão que nela vinha
muito bem a governava.
"- Diz-me tu ó capitão
dessa tua nobre armada
se vistes meu marido
que na tera de Deus pisava?"
"- Dizei-me pois senhora,
as senhas que ele levava."
"- Levava cavalo branco,
selim de prata dourada,
e na ponta da sua lança,
a cruz de Cristo gravada."
"- Pelas senhas que me deste
lá o vi numa estacada
morreu de morte valente,
eu a sua morte vingava."
"- Ai triste de mim viúva,
Ai triste de mim coitada,
com três filhinhas que tenho
sem nenhuma ser casada."
"- Que darias tu senhora
a que no trouxera aqui?"
"As telhas do meu telhado
que são de oiro e marfim."
"- As telhas do teu telhado
não nas quero para mim,
que darias mais senhora
a quem no trouxera aqui?"
"- Os três moinhos que tenho
os três tos dava a ti
um moi cravo e canela
outro moi gerzelim
rica farinha que fazem
tomara-os el Rei para si."
"- Os teus moinhos senhora
não os quero para mim,
que darias mais senhora
a quem no trouxera aqui?"
"- As três filhas que tenho
as três te dava a ti
uma para te calçar
uma para te vestir
e a mais bonita de todas
para contigo dormir."
"-As tuas filhas senhora
não são damas para mim
dá-me outra coisa senhora
se queres que o traga aqui?"
"- Não tenho mais para dar
Nem tu que me pedir."
"- Tudo não senhora minha
qu'inda não te deste a ti."
"- Cavaleiro que tal pede
tão vilão é de si
por meus irmãos arrastado
o farei andar por aí
ao rabo do meu cavalo
à roda do meu jardim.
Vassalos, os meus vassalos
acudi-me agora aqui!"
"- Este anel de sete pedras
que contigo reparti...
onde está a outra metade?
a minha vê-la aqui..."
"Tantos anos que chorei
tantos sustos que tremi
Deus te perdoe marido
Que me ias matando aqui..."

Sem comentários:

Enviar um comentário